Não são exatamente as cores que me surpreendem, mas os efeitos e a textura.
Fico pensando quantas variáveis teriam que ser controladas para poder obter sempre o mesmo resultado: argilas, concentração dos óxidos para a pintura, granulação e procedência de todos os minerais para a fabricação dos vidrados (esmaltes), curva de queima (aquecimento do forno), atmosfera do forno, além de claro, as diferentes maneiras de produzir e pintar que cada um possui.
Tenho pouco mais de 20 anos de experiencia em cerâmica e isso me garante algumas suposições mas nenhuma explicação ou conclusão.
Os resultados das queimas tem sido tão bons e surpreendentes que resolvi comentar alguns. Escolhi algumas peças maravilhosas que estavam no último forno que abri para compartilhar com vocês .
Todas são peças de alunas que agradeço muito por enriquecerem tanto meu trabalho.
A queima foi feita em 14 horas, em forno a gás, cone 9 (1.280graus).
Prato em paper clay com impressão de renda. O oxido de cobalto foi aplicado com pincel e lixado. Vidrado aplicado com revolver (ar comprimido)- Eliana Vidotto
Travessas feitas com argila creme. Ao vidrado transparente de formulação própria foi acrescentado 20% de oxido de titaneo, que foi aplicado com pincel e tirado o excesso com uma esponja seca. O vidrado foi aplicado por cima.- Silvia Frare |
Pedaços de vidro de garrafas coloridas foram colocados no fundo da peça sobre o vidrado transparente. Oxido de ferro e manganês foram misturados ao mesmo vidrado e aplicados com pincel nas bordas.- Caroline Moorby
O oxido de cobalto foi aplicado com pincel e lixado. Oxido de cobalto misturado no vidrado foi aplicado com pincel nos relevos, e por ultimo o vidrado aplicado com revolver (ar comprimido) na mandala toda.-Silvia Frare
Oxido de ferro diluído em água foi aplicado na peça toda e lixado. Vidro quebrado de parabrisa de carro foi colocado nos relevos feitos com moedas e por ultimo houve a aplicação de vidrado transparente com revolver na peça toda. -Maria Nascimento
Argila argila branca shiro para a construção do prato. O desenho foi feito a mão livre e o vidrado aplicado com revolver na técnica de baixo esmalte.- Caroline Moorby
Pintura com pincel feita com corantes e óxidos misturados à base transparente de vidrado e ultima aplicação do vidrado feita com revolver.- Evelyn Sassaki
Argila creme para a construção da fonte e ox de titaneo misturado ao vidrado.-Luciana Cintra
Argila branca com chamote foi usada para a construção desta grande bacia. Oxido de manganes aplicado e lixado; e sobre os desenhos escavados oxido de titaneo com o vidrado. A peça foi esmaltada com o mesmo vidrado transparente das outras. -Luciana Cintra
Esmalte colorido para 1200 graus aplicado com pincel em sobreposição sobre argila creme. Meu vridrado transparente foi passado por cima com o revólver.- Julia Torres
Os esmaltes com óxido de ferro e corante vermelho foram "espirrados" criando o desenho. A peça foi esmaltada com o mesmo vidrado transparente das outras. -Ana Luisa
Porcelana canadense foi usada para a construção dessa mandala. O oxido de cobalto foi aplicado com pincel e lixado. Corante vermelho e amarelo bem diluídos ao vidrado transparente foram aplicados com pincel nos relevos, e por ultimo o vidrado aplicado com revolver (ar comprimido) na mandala toda. -Ariane Dorigon
Esse efeito de pintura é conseguido espirrando uma bisnaga com esmalte e óxido diluído.- Claudia Lima
O oxido de ferro foi aplicado com pincel e lixado. Corantes e óxidos diluídos ao vidrado transparente foram aplicados com pincel nos relevos, e por ultimo o vidrado aplicado com revolver (ar comprimido) na mandala toda. -Caroline Moorby
Muito lindos os trabalhos! Onde fica o ateliê? Miriam
ResponderExcluirOlá Miriam
ExcluirObrigada pelo seu comentário.
O atelier fica em Sousas, Campinas
http://www.darlyceramica.com.br/#!contato/c1kcz
Só hoje li! Quantos processos ,e combinações de esmaltes e elementos resultando trabalhos tão belos!
ResponderExcluirGratidão Darly ! bjs
Bjo Eliana!
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