O que são engobes cerâmicos?

, , No Comments

O engobe é uma argila em estado líquido/pastoso a qual foi acrescentada corantes e/ou óxidos cromóforos e algum fundente. 


Calma! Eu explico!


A argila na consistência de iogurte é colorida e aplicada nas peças cruas, ainda úmidas, mas já firmes. Chamamos este estágio de secagem de ponto de couro e neste estágio o engobe vai encolher junto com a peça de forma uniforme durante a secagem.


A função dos engobes é simplesmente colorir a superfície da peça ou possibilitar trabalhos de decoração bem interessantes, já que normalmente o engobe é de cor diferente da argila usada para confeccionar a peça.


A aplicação normalmente é feita com pincel macio, em duas ou três demãos para dar uma total cobertura e pode ser posteriormente polido com uma pedrinha, uma colher e até um pedaço de plástico. Quando mais polida a peça, mais acetinada será após a queima.


Lembre-se que ENGOBE É ARGILA!!!!!! Sua função é dar cor e possibilitar efeitos específicos e bem variados como: 

  • sgrafitto: quando o engobe estiver quase seco, usa-se uma esteca de metal própria para escavar e criar desenhos que terão a cor da argila usada para confecionar a peça.
  • máscaras: aplica-se na peça pedaços de jornal cortado ou rasgado e úmido. Com um pincel chato e macio aplica-se o engobe e depois retira-se a máscara.
  • incrustação: faz-se riscos grossos no corpo cerâmico ainda em ponto de couro e aplica-se com pincel o engobe dentro dos sulcos. É uma técnica trabalhosa já que o engobe, mais úmido que a peça retrai mais e encolhe dentro do sulco, obrigando a reaplicação. Depois ainda é necessário raspar a superfície retirando os excessos dos sulcos.


A peça trabalhada com engobe depois de bem seca vai para a primeira queima, normalmente feita em torno de 900ºC e pode receber o vidrado (esmalte) que costuma ser transparente.


Os engobes são vendidos comercialmente e você encontra muitas opções de cores. 


Mas você pode preparar os seus. São 3 elementos básicos que entram na composição: argila, de preferência a mesma da peça para não dar diferença de retração; fundente, que vai ajudar na fixação da camada de engobe à superfície da peça; (eu uso um esmalte transparente) e a cor que é obtida através de um corante mineral ou óxido cromóforo (que são os que dão cor. Mas existem óxidos que entram na composição dos esmaltes e não têm cor).


Os óxidos que mais uso para preparação de engobes são: Óxido de Cobalto para obter tons de azul,  Óxido de Cobre para os tons verdes e o óxido de ferro para marrons e Óxido de titânio para clarear e obter efeitos interessantes na queima do esmalte. 




                                             Minha aluna Tihoko Yonamine feliz da vida com seu vaso de engobe!

0 comentários :

Postar um comentário