As Aguadas de Óxidos
A aplicação de óxidos cromóforos (como o cobalto, o cobre, o ferro, o manganês, que são conhecidos por suas propriedades de coloração na cerâmica), diluídos em água e aplicados na superfície da cerâmica; em reação com os minerais do esmalte na queima produzem cores e efeitos visuais surpreendentes.
Como faço minhas aguadas de óxidos?
Proporções e orientação
Certifique-se de lidar com os óxidos com cuidado e use máscara de proteção.
Utilizo basicamente 3 óxidos metálicos que são vendidos em casas de produtos específicos para cerâmica e se apresentam em forma de pó.
Se é a primeira vez que vai comprar óxidos não se assuste com as cores que receber.
Elas não correspondem em absoluto ao resultado final.
Cada um deles produz uma cor na reação com o esmalte e em queimas sem redução de oxigênio.
Cobalto - Co - produz azul
Cobre - Cu - produz verde na maioria das queimas
Ferro - Fe - produz variações de marrom
O poder de coloração de cada um também é bem diferente.
Isso quer dizer que para uma intensidade de cor semelhante teremos que usar quantidades diferentes de óxidos para a mesma quantidade de água.
Então vamos lá:
Para 300ml de água da torneira aqui em nosso país (na Europa a água é calcária por isso alguns autores aconselham usar agua mineral):
Ox Fe - 20g
Ox Cu - 10g
Ox Co - 5g
É possível alterar bastante essas proporções duplicando, triplicando ou quadriplicando a sugestão dada para alcançar cores bem intensas e efeitos diferenciados.
No entanto eu não altero muito a sugestão de diluição quando trabalho com cerâmica utilitária
Os óxidos em muito alta concentração podem conferir alguma toxidade aos alimentos (not food safe)
Os óxidos são muito mais pesados que a água, o que quer dizer que decantam muito rápido.
Para uma mesma intensidade misture a aguada com o pincel a cada vez que for molhá-lo.
Mas o interessante é trabalhar diferentes intensidades de cor com um único copo da aguada.
Para isso é só pegar a mistura mais do fundo ou mais de cima do copo.
Mas lembre-se do que falei no paragrafo anterior.
Normalmente aplico a aguada na peça biscoitada.
Posso umedecer antes de aplicar a aguada com pincel ou borrifador para obter um efeito aquarelado, lixar principalmente peças que têm relevo e realçar bastante o desenho ou sobrepor camadas pois a aguada seca quase imediatamente.
Entretanto é possível também aplicar na peça crua ainda úmida ou em ponto de couro. Neste caso ela não vai absorver com tanta rapidez o que pode dificultar alguns processos.
O trabalho com as aguadas não vai produzir uma cor sólida. As marcas do pincel vão estar presentes. O óxido de cobre, diferentemente do ferro e do cobalto, tem uma característica curiosa. Ele espalha e cria um efeito “desfocado” depois de queimado que é bem visível se traçarmos uma linha com o pincel.
Com pincel, esponja, borrifador, ou como sua criatividade te guiar.
É possível criar efeitos mais rústicos com cores terrosas sem a aplicação do esmalte por cima da aquada.
Neste caso a peça é levada novamente para o forno em temperatura mais alta para a fixação dos óxidos ao corpo cerâmico.
Os óxidos revelam toda sua exuberância na reação com o esmalte. A aplicação de um esmalte transparente ativará as cores de maneira quase mágica.
Os óxidos na superfície da peça saem com bastante facilidade.
Então, se sua opção for esmaltar, aconselho aplicar um esmalte transparente por aspersão, (com pistola e compressor) já que a aplicação por pincel pode borrar o trabalho.
O banho pode ser uma boa opção mas não se esqueça que com o tempo o óxido presente na superfície das peças vai colorindo seu esmalte no balde do banho.
Curiosamente e contradizendo o que falei acima, tive excelentes resultados usando o esmalte transparente S2101 da Mayco com pincel (ele não manchou os óxidos e ainda queimei a 1240º - bem mais alto que a indicação do fabricante 😳)
O óxido de cobre tem um ponto de “derretimento” mais baixo que o cobalto e o ferro, portanto pode agir como fundente na mistura do esmalte. Mas não vamos avançar neste nível de detalhes e com bastante segurança vamos dizer que a temperatura da queima final deve sempre respeitar a temperatura do esmalte que estará usando.
Os esmaltes afetam o resultado final na cor, e determinam o brilho e textura.
Portanto, é sempre aconselhável fazer testes em pequenas peças
antes de partir para grandes aventuras com os óxidos
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