Falando de argilas

, , No Comments
A argila é um material proveniente da decomposição, durante milhões de anos, de rochas feldspáticas e se espalha pela superfície da terra chegando a 75% das rochas sedimentares do planeta. É um silicato de alumínio hidratado, composto por alumínio (óxido de alumínio), sílica (óxido de silício) e água.

As argilas se classificam em dois tipos: Argilas Primárias e Argilas Secundárias ou Sedimentares. As primeiras são formadas no mesmo local da rocha mãe, encontradas em minas subterrâneas ou jazidas e foram pouco atacadas pelos agentes atmosféricos. Possuem partículas mais grossas, coloração mais clara e são pouco plásticas, porém possuem grande pureza e alto nível de fusão. O caulim é uma das argilas deste tipo.

Argilas secundárias ou sedimentares são as que se encontram a céu aberto, porque foram transportadas para mais longe da rocha mãe, pela ação da água, do vento ou desgelo. A água tritura a argila em partículas de diferentes tamanhos, fazendo com que as mais pesadas se depositem primeiro e as mais leves se depositem no decorrer do caminho em lugares mais baixos, e com pouca movimentação de água. O tamanho das partículas e os restos de material orgânico e impurezas que são agregados no trajeto, acabam dando mais plasticidade à argila e definindo sua cor, geralmente mais escura.


0 comentários :

Postar um comentário