Como Queimar Cerâmica

, , 2 comments


Você sabe que a argila precisa ser queimada para ganhar resistência, certo?
Mas você sabe por quê?


O que chamamos cerâmica é na verdade a argila queimada.
Em torno de 600 graus a argila adquire resistência e não se dissolve mais na água. Nessa temperatura de queima a cerâmica é ainda muito frágil e porosa. Mas quanto mais aumentamos a temperatura, mais resistente ela fica.
A composição das argilas varia bastante e para atingir o máximo de resistência e impermeabilidade é preciso que a queima chegue próxima ao ponto de sinterização. A sinterização é um processo que ocorre em temperaturas elevadas, próximas da temperatura de fusão e cria uma alteração na estrutura molecular da argila. Para a cerâmica artística esta temperatura varia entre 800 e 1300 graus.
Para fins artísticos, normalmente a cerâmica sofre duas queimas. A primeira por volta dos 800 a 850 graus é a queima do biscoito. A peça ainda é bem porosa e está pronta para receber o esmalte. A temperatura do esmalte varia de acordo com a finalidade, resistência e estética que o ceramista escolher.


Vamos falar aqui só da queima de biscoito por enquanto.
O aumento de temperatura requer cuidados e os motivos são 4.

1- Eliminação da água livre, que é a secagem propriamente dita. As peças feitas em argila só podem ir para o forno depois de bem secas e com a secagem mais uniforme possível. Ainda assim, existe muita água que até a temperatura de 200 graus vai saindo em forma de vapor. Esta etapa da queima tem que ser lenta (por volta de 2 horas) e de preferencia com a porta do forno entreaberta.

2- Eliminação da água química, que é a saída de toda a água das peças e ocorre entre 200 e 400 graus. Peças muito espessas podem estourar no forno nesta etapa.  

3- Inversão da sílica, que sofre uma transformação química, provocando uma dilatação e aumento de volume por volta dos 570 graus.

4- Uniformidade da queima na ultima etapa, que vai depender da espessura das peças e do carregamento do forno.

Por estes 4 motivos, a queima da cerâmica (biscoito) deve ser lenta. Em torno de 8 horas.


E agora vamos falar de fornos.

Existem vários modelos e a escolha depende da finalidade, efeito que se pretende na cerâmica e disponibilidade do local de instalação. São feitos de tijolos refratários ou isolantes e normalmente revestidos internamente de fibra cerâmica. Quanto melhor for a isolação, menor será a perda de combustível sob forma de calor no ambiente.
Todos os fornos são constituídos por: uma fonte de calor, confinamento e saída de gases.
A fonte de calor pode ser eletricidade, gás, ou lenha, ou as vezes um combinado de 2 tipos.

Os fornos elétricos utilizam resistências em toda a câmara de confinamento e os gases saem por uma pequena abertura no teto. Possuem automatização para o desligamento automático e opção para personalização das curvas de queima.


Os fornos a gás possuem queimadores (maçaricos) onde se regula a chama para aumentar a quantidade de calorias na câmara até chegar na temperatura desejada. Podem ser automatizados ou manuais. A dimensão do forno vai determinar a quantidade e capacidade dos botijões. 



Os fornos a lenha têm queimas mais imprevisíveis, necessitam de mais espaço, tanto para a construção como para o armazenamento da lenha, e mais tempo e dedicação do ceramista, pois a lenha é colocada manualmente e normalmente as queimas duram mais de 16 horas
Não tenho experiência neste tipo de queima mas coloco aqui um link para a construção de um forno a lenha que me pareceu muito interessante:

http://ceramicaufsj.blogspot.com.br/2010/10/oficinas-do-contaf-2010-construcao-de.html






2 comentários :

  1. Olá Darly. estou me aproximando desses misterios da ceramica e da queima de forma empirica, ou seja, fazendo. queria dicas sobre oque adicionar na argila durante o beneficiamento, para a tornar mais resistente. pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Olá. Não tenho muito conhecimento de processos de preparação das massas ceramicas. Sempre comprei prontas. Mas já precisei de massas mais resistentes para grandes esculturas e utilizei chamote, que é a argila queimada em alta temperatura , moída e acrescentada a sua massa cerâmica. O chamote vc encontra pronto em diferentes granulações.

    ResponderExcluir