Hoje abrimos o forno.

Queima a gás a 1280 graus.

As peças estavam mais escuras e com um efeito de esmalte mais granulado. Os tons de verde (oxido de cobre) estavam entre um marrom e um marrom avermelhado.

Por que isso acontece?

A explicação é a falta de oxigênio durante a queima.

A atmosfera reduzida em oxigênio dentro do forno, define tonalidades diferentes de quando esta atmosfera é rica em oxigênio.

Este pode ser um efeito produzido e voluntário que se obtêm fechando as entradas (espias) e saídas (chaminé) de ar.

Ou pode ser um efeito inesperado quando se limpa e desobstrui os maçaricos e a entrada de ar para a combustão fica diferente do que era.
veja esta outra postagem

Ai ai ai.....o forno estava cheio de peças dos alunos.

Tomara que todos gostem!













Os esmaltes cerâmicos (vidrados) são composições feitas a partir de uma mistura de minerais que a uma determinada temperatura começam a fundir.
Esta mistura contém minerais refratários e minerais fundentes na exata proporção para a temperatura de fusão do esmalte.
Quanto mais alta a temperatura de queima, mais alta a quantidade de minerais refratários, quanto mais baixa, maior a quantidade de fundentes.


Normalmente os esmaltes têm uma faixa de tolerância de temperatura que varia bastante. Para os esmaltes industrializados esta faixa costuma ser maior e pode ter uma variação as vezes maior que 200 graus.

Aqui no atelier eu produzo os esmaltes que usamos a partir de fórmulas que desenvolvi. A faixa de tolerância de temperatura é pequena.  Uns 20 graus.

Mas o que acontece se por algum motivo a queima não atingir a temperatura?

Foi o que aconteceu a semana passada. Depois de 14 horas de queima no forno a gás a pressão dos maçaricos não foi suficiente para elevar a temperatura até os 1280 graus necessários para fundir o esmalte.

As peças ficam esbranquiçadas e ásperas.




Mas tirando a raiva e o gasto com gás de tantas horas de queima inútil, não há problema .
As peças podem ser queimadas 2, 3 vezes.
Foi o que fiz.
Limpei e desobstruí os queimadores e reabasteci meus bujões de gás (2 P180 ligados em paralelo) 
Mais 14 horas de queima e tudo ficou lindo!