Olá amigos,
Coloco aqui algumas peças da primeira abertura de forno deste ano.
São peças de alunas que já fazem aula há algum tempo, outras que começaram este ano e algumas peças minhas também.
A queima foi feita em 13 horas, em forno a gás, e atingiu a temperatura de 1280 graus.
São peças lindas, em técnicas variadas que mostro com muito orgulho!
















Representações mandálicas têm a propriedade de prender a atenção. Nos convidam à introspecção. Propiciam que nossa mente se distancie dos problemas imediatos e facilitam o exercício de contemplação. No Budismo são usadas como auxiliares na meditação.

Em março faremos uma oficina de mandalas no atelier Darly Pellegrini.
veja aqui endereço, mapa e telefone

A proposta da oficina é criar uma mandala em cerâmica, trabalhando a forma, o relevo e a cor com finalidades puramente estéticas.

 Cada participante terá a oportunidade de desenvolver um projeto pessoal, desde a concepção do desenho, construção da forma e da superfície, pintura com óxidos e finalização com queima a 1280 graus.
As intervenções na argila se darão por meio de colagens com a própria argila, perfurações, impressões diversas com rendas, carimbos em gesso, folhas, etc .
                                                  
No dia 15 de março construiremos a forma com placa de argila e trabalharemos o relevo.
No dia 22 de março as mandalas já estarão queimadas a 800 graus, prontas para receber as cores, que serão feitas a partir de óxidos minerais. Posteriormente cada participante esmaltará sua peça com o compressor para ser queimada uma segunda vez a 1280 graus em forno a gás.

O processo de se criar uma mandala é tão importante quanto a mandala em si. Meu objetivo com esta oficina é proporcionar a oportunidade de novos conhecimentos e novas vivências através do contato e da manipulação da argila, encorajando a expressão individual e única de cada participante. Ao construir uma mandala, a pessoa vivencia sua criatividade, reinventando o que já existe e criando novos caminhos

Venha por as mãos na massa e descubra do que você é capaz!















Para saber mais sobre mandalas:




                                              Mandala feita por Caroline Moorby no atelier 



Mandala é uma palavra tibetana, dkyil-‘khor, que significa literalmente “aquilo que circunda um centro”.

Comumente é descrita como uma figura geométrica onde o traçado é feito em torno de um centro, obedecendo eixos de simetria. Entretanto, seu contorno exterior não é forçosamente circular, mas dá a ideia de irradiar-se ou mover-se em direção ao centro.

Estão por toda parte. Nas flores, nos cascos de alguns animais, na íris do olho humano, na arte indígena e rupestre, na arquitetura, da gótica à contemporânea, passando pelo design de objetos, joias, pisos, e ainda nas mais variadas formas do desenho e da pintura.

Os círculos sugerem totalidade, unidade, completude e eternidade. O círculo encerra, protege, conforta. Daí, nada mais natural que o inconsciente humano lançar ao exterior esta forma perfeita.

Representações mandálicas têm a propriedade de prender a atenção. Nos convidam à introspecção. Propiciam que nossa mente se distancie dos problemas imediatos e facilitam o exercício de contemplação. No Budismo são usadas como auxiliares na meditação.


Em março faremos uma oficina de mandalas no atelier Darly Pellegrini.

Logo divulgarei mais detalhes




Olá pessoal,
Sempre falo, principalmente para quem está começando na cerâmica, dos "cuidados" com a argila.
E estes começam antes de começarmos a peça!
Vamos ver o por quê.
Seja qual for o tipo de argila ou massa cerâmica que utilizarmos em modelagem, todas elas terão uma característica comum: a plasticidade. A plasticidade acontece por causa da umidade e do tipo de moléculas que compõem a argila.
A composição das argilas mais comuns é 2SiO, AL O, 2H O. Elas pertencem à uma família de minerais filossilicáticos hidratados aluminosos, com partículas menores que 1/256 mm de diâmetro.
As partículas de argila são como lâminas sobrepostas umas sobre as outras. Quando amassadas, estas lâminas deslizam.
Outra característica das argilas quando úmidas, é a grande quantidade de moléculas de água, que evapora na secagem causando uma retração considerável. A argila que usamos aqui no atelier retrai entre 12% e 14% até a queima final a 1280 graus e grande parte dessa retração acontece na secagem da argila.
Quando estas partículas ficam um certo tempo paradas, elas aderem umas sobre as outras.
Daí a necessidade de amassar a argila quando abrimos um pacote ou pegamos uma argila descansada.
Mas amassar a argila também requer cuidado. E nosso grande vilão são as bolhas de ar!
Com a retração da argila estas bolhas são comprimidas e precisam sair. É o momento em que a peça racha ou até explode no forno.
No vídeo mostro o que fazer e o que não fazer.






Para saber mais sobre argilas:
http://www.portorossi.art.br/a_ceramica.htm
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAh5cAE/as-argilas-como-materias-primas-ceramicas
http://www.prof2000.pt/USERS/PEDRONETO/EVT/mat%C3%A9rias_primas.htm