Secagem e queima na cerâmica

, , No Comments
Olá amigos,


Uma dúvida muito frequente é por que algumas peças trincam ou empenam na secagem e as vezes até explodem no forno.


A resposta está na perda de água da argila.

Do momento em que a peça de argila é feita até a sua transformação em cerâmica, onde ela se torna irreversivelmente dura, acontece uma grande perda de água. Isso provoca um encolhimento (retração) da ordem de 5 a 8%.
Podemos reduzir um pouco essa retração acrescentando chamote (cerâmica refrataria triturada)  por exemplo, mas a massa vai ficar mais áspera, menos plástica e sobretudo mais porosa.

Então o que fazer?

- Evitar o máximo possível bolhas de ar no momento da amassar o barro e na modelagem das peças.
O ar preso dentro da argila vai buscar uma maneira de escapar quando sofrer a pressão da retração!
veja como amassar a argila

-Procurar manter uma espessura proporcional e uniforme nas peças.
Não existe regra em cerâmica, mas peças grandes e muito finas empenam mais. E também existe uma deformação bem visível quando há partes grossas e partes muito finas. Neste caso a secagem tem que ser bem mais cuidadosa.

-Secagem lenta por igual.
Se um lado ou uma parte da peça secar primeiro, esta parte diminui de volume mais rápido que o resto, causando uma tensão que leva a deformação ou a trinca.

-Queima lenta e com a peça absolutamente seca.
 Pode-se notar que mesmo as peças parecendo completamente secas, nas primeiras horas da queima de biscoito, que normalmente atinge os 800, 900 graus, há uma grande liberação de vapor. O aquecimento das peças no forno acontece de fora para dentro, já a evaporação da água acontece de dentro para fora. Com o aquecimento rápido, a parede externa retrai primeiro, fechando os poros da superfície e dificultando a saída de água do interior. É o mesmo que acontece com as bolhas de ar. A retração causa tensão.

Aqui no atelier a queima de biscoito é feita em oito, nove horas. Sempre pré aqueço o forno já cheio para ter certeza que tudo está bem seco lá dentro. E redobro esse cuidado em dias de chuva!

Ah esqueci de dizer que se estiver trabalhando com placas, a maneira de abri -las é muito importante!
Mas este é assunto para um outro post.







0 comentários :

Postar um comentário