Paper clay - vantagens e desvantagens

, , 1 comment
As fibras de celulose conferem ao paper clay, a meu ver, sua maior vantagem: a plasticidade. 

É possível curvar e dobrar placas e rolinhos de diferentes espessuras com facilidade e melhores resultados, além disto, as peças racham e trincam menos na secagem do que as feitas com argila convencional.
                       
Outra vantagem de incorporar celulose na argila é que podemos “remendar” ou acrescentar argila em uma peça quando ela já está rígida (com uma porcentagem de umidade pequena). Nesse estado, um pouco além do ponto de couro, as emendas em outros tipos de massas correm grande risco de trincar durante a secagem. 

 Quando a celulose queima ela desaparece da massa criando micro porosidades, o que a deixa mais leve, mas também mais porosa.

A leveza é importante quando se trata de bijuterias, algumas peças de decoração ou mesmo esculturas, no entanto a porosidade é uma grande desvantagem quando se produz utilitários.
                  
mandala em paper clay de porcelana com monoqueima a 1280 graus


Um comentário :

  1. Olá Darly! Apaixonada pelo seu trabalho, e o atelier então?? Que belezura! Gostaria de saber quanto tempo a peça de paper clay de porcelana pode ficar aguardando pela primeira ou única queima. Se podemos fazê-las e transportá-las pra queimar em outro lugar...

    ResponderExcluir