Que argila usar

, , No Comments
Utensílio Doméstico de Cerâmica em Alta Temperatura
A escolha da argila é fundamental para o sucesso do trabalho que se propõe. Muitos ceramistas extraem e processam suas argilas para obter qualidades e características bem específicas. Dependendo do volume a ser utilizado é um trabalho duro e exaustivo.

Existe no mercado uma quantidade grande de tipos, cores e texturas de massas cerâmicas que variam conforme o fabricante. Sua conservação pode ser muito longa se a embalagem de plástico permanecer bem fechada e o lugar de armazenagem for fresco ao abrigo do sol. Para a queima que faço a 1280 graus utilizo grés, porcelana e paper clay.

Uso grés marfim para peças utilitárias e detalhes de acabamento como luminárias, cubas e tozetos. A 1280 graus essa massa apresenta grande resistência e pouca porosidade. Há vários anos utilizo as cubas feitas por mim em casa e estão como novas. O piso do atelier também tem detalhes que não apresentam nenhum desgaste. Com alguma frequencia uso grés acrescido de chamote. 

Chamote é a cerâmica queimada em alta temperatura, moída e reduzida a pó ou pedaços com granulações muito pequenas. Acrescentado à argila confere maior estabilidade diminuindo seu coeficiente de retração na secagem, o que minimiza os riscos de trincas. Utilizo para peças grandes, principalmente esculturas, quando quero uma superfície mais áspera e de aparência rústica.

A porcelana eu utilizo para peças utilitárias delicadas ou para as bijuterias. A porcelana canadense é plástica, tem pouca retração na secagem e apresenta resultados muito bonitos tanto com aplicação de vidrado quanto sem.

Paper clay é a mistura de celulose (diferentes tipos de papel reciclado podem ser usados para resultados  diferentes) na massa cerâmica a fim de obter mais plasticidade e menos peso, pois a celulose usada na composição da massa incinera-se durante a queima. Uso paper clay para peças delicadas que exigem grande maleabilidade e resistência.

Além da escolha da argila, o armazenamento, a forma de amassar, a modelagem e a secagem das peças, sem falar é claro na queima, são etapas essenciais. Mas disso, falaremos mais tarde.

0 comentários :

Postar um comentário